Informações ao Público


Os Direitos do Paciente

Relação Profissional-Paciente

Os profissionais têm autonomia para indicar o procedimento adequado para o diagnóstico e tratamento do paciente, desde que estejam de acordo com as leis vigentes no País.

Todo profissional da Saúde é obrigado informar o paciente, de forma clara e em linguagem acessível, o diagnóstico, o estado de saúde, o tratamento e a provável evolução da doença.

Os procedimentos de diagnóstico e de tratamento só poderão ser realizados, após concordância do paciente ou de seu representante, em caso de incapacidade, depois de conhecer os riscos e benefícios.

O paciente tem o direito de revogar o termo de responsabilidade a qualquer momento, sem que lhe sejam aplicadas sanções morais ou legais. Nestes casos, fica o profissional isento de responsabilidade, sobre as conseqüências.

 

Principais Áreas de Atuação

Dr. Nicolas Tenorio Cabezas

Disfunção de ATM (Dor Orofacial), Cirurgia Ortognática, Apnéia do Sono Obstrutiva e Ronco, Implantes Dentários, Trauma Maxilo-Facial, Cistos e Tumores do Complexo Maxilo-Mandibular, Infecções Máxilo-Faciais e Cirurgia Oral.

Dra. Francine Ribeiro de Arruda

Ortodontia Preventiva, Ortodontia Corretiva e Ortopedia Funcional dos Maxilares.

 

Horários de Atendimento

De 2ª a 6ª- feira das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00

Sábados das 9h00 às 12h00

 

Consultas

Durante a primeira consulta realizamos a avaliação completa do paciente, explicando com detalhes a queixa principal e as prováveis causas da sua doença. Também solicitamos exames que servirão para esclarecer a condição inicial do paciente, para obter um diagnóstico mais acurado e posteriormente estabelecer um plano de tratamento.

 

Informativo

Implantes Dentários Osseointegrados


Para as pessoas que perderam os dentes por cáries, doença periodontal, por traumas ou tumores, os implantes representam uma opção de tratamento para colocar as próteses definitivas, ao mesmo tempo que estas próteses necessitam do preparo que invariavelmente é realizado com a remoção de estrutura dos dentes vizinhos.


Nos casos de perdas extensas de osso, na atualidade pode ser resolvida com enxertos ósseos, elevação do assoalho do seio maxilar e outras técnicas.

Todas estas modalidades de tratamentos são consideradas consagradas pela comunidade científica e pelos milhões de pacientes onde foram realizados os implantes osseointegrados e que demonstraram segurança e eficiência.

 

Traumatismos


O trauma de face envolvendo os maxilares, boca, e dentes são experiências assustadoras pelo sangramento intenso destas regiões, que criam traumas adicionais nos pais do adolescente ou criança, estas expectativas frente a estes problemas pode acontecer em qualquer momento de nossa vida, por esse motivo estaremos oferecendo algumas recomendações para ser tomadas as melhores atitudes nos traumatismos mais comuns.

 

 

Cortes de tecido mole (lábio, bochecha, lingua)

Nestes casos deve evitar-se um sangramento maior, irá se colocar no ferimento uma compressa de gaze ou um lenço limpo e comprimir o suficiente para que a hemorragia seja controlada, posteriormente a pessoas será levada a um cirurgião oral para o exame e stura do ferimento.

 

Fratura dos ossos da face

O principal dado oferecido em caso de fraturas dos maxilares pela pessoa após o trauma é "Meus dentes não se encaixam corretamente", neste casos é importante não mobilizar este segmento da face, colocar se possível um pano limpo em forma retangular de +- 70 X 15 cm, este pano será colocado no queixo envolvendo a parte posterior da cabeça, para que se mantenha os maxilares e a cabeça firmes e não tenha movimento.

Imediatamente a pessoa será levada para uma avaliação do profissional da área.

 

Perda de dente(s)
(Avulsão dentária)

Em casos de trauma que envolvam a perda de dente (s), é importante que sejam tomadas as medidas a seguir imediatamente para tentar recuperar este dente(s).

    • Encontrar o dente
    • Mantenha o dente entre os dedos pego SÓ pela coroa, NÃO toque na raiz
    • Eventuais resíduos ou sujeira (terra, asfalto, etc) devem ser retirados cuidadosamente com irrigação com soro fisiológico, leite ou água. NÃO esfregue o dente.
    • Coloque o dente de volta no seu lugar (alvéolo) na boca da pessoa.
      Importante: A parte côncava do dente é do lado de dentro da boca.
    • Morder uma gaze ou um pano limpo, para manter o dente em posição
    • PROCURE UM PROFISSIONAL IMEDIATAMENTE
    • Se não conseguir colocar o dente no alvéolo:
      Coloque o dente em soro fisiológico ou em leite ou na boca da pessoa (debaixo da língua) e procure um cirurgião oral imediatamente ou um dentista.

O resultado final do dente reimplantado depende de quanto tempo o dente ficou fora do alvéolo e da conservação deste nesse período.

O DENTE DEVE FICAR FORA DE SEU ALVÉOLO O MENOR TEMPO POSSÍVEL

Obs. Os dentes de leite não são indicados para reimplante, o sucesso é mínimo.

 

Dente Fraturado

Os dentes da frente da maxila podem comumente fraturar nos casos de trauma de face, deve-se realizar a consulta de um profissional para avaliar e executar os procedimentos mais adequados.

Uma maneira de evitar fraturas de dentes é usar os protetores bucais em casos de esportes de contato como futebol, judô, karaté, etc

 

Envelhecimento da pele


Com o avanço da idade, os sistemas orgânicos e imunológicos sofrem alterações morfológicas e funcionais, estas alterações apresentam um papel importante no envelhecimento do organismo

Que acontece quando se produz envelhecimento da pele

    • Diminuição da espessura de epiderme
    • Alterações vasculares
    • Diminuição de fibras elásticas
    • Redução de terminações nervosas

A derme envelhecida e de menor densidade, relativamente acelular e avascular, e a medida que as pessoas envelhecem o colágeno sofre modificações, torna-se mais grosso, o número de fibroblastos é diminuído, existe alterações das fibras elásticas que explicam a lassidão cutânea e o aparecimento de pregas e rugas, sendo relativamente avascular, a pele se torna pálida, existe diminuição das sensações cutâneas e da habilidade para realizar manobras delicadas com as mãos por redução de corpúsculos que registram o tato ou a pressão ligeira.

As rugas são produzidas por modificações dos tecidos cutâneos fundamentalmente por alterações das estruturas da colágena, os sulcos e pregas são conseqüências da mímica facial e originam-se principalmente pela contrações exageradas dos músculos superficiais da face.

A perda do tônus muscular é responsável pela alteração do formato oval do rosto, pelo aparecimento de duplo queixo ou "papada", aparecimento de bolsas sub-palpebrais e com freqüência observa-se formações de pintas tardias no rosto, mãos, braços e resto do corpo.

 

Recomendações para uma pele saudável e bonita

O que se deve fazer:

    • Beba bastante água, pelo 2 litros por dia
    • Mantenha uma dieta equilibrada, à base de verduras, frutas e alimentos ricos em fibras
    • Durma pelo menos 8 hs diárias
    • Faça exercícios regularmente

O que se deve evitar:

    • Expor-se ao sol sem a devida proteção, principalmente entre as 10 e 16 horas
    • Alimentos gordurosos, frituras e carnes vermelhas
    • Cigarro, álcool café e poluição
    • Horas de sono reduzidas
    • Estresse

 

Emergências

Em casos de emergências: Gentileza ligar para:

Celular: 0XX11-9897-2932 (atendimento 24 horas):

Convênios

AFPESP, AAFBB, ASSOCIL, SINAM, Sul América, Uniodonto, Bradesco, Golden Cross, Care Plus, e outros convênios éticos, também pelo sistema de reembolso.