Cirurgia Buco - Maxilo - Facial




Infecções da face, maxilares, dentes e gengivas

Os processos infecciosos que podem localizar-se na face e maxilares podem originar-se de dentes com cárie, gengivas ou dentes do siso (retidos ou inclusos)

Gengivas
Doenças Periodontais


Infecção periodontal severa

Iniciaremos este tópico com três perguntas:

1- Você gostaria de aumentar sua vida em mais 10 anos ?

2- Uma boa mastigação dos alimentos e portanto uma boa digestão incrementam os anos de vida das pessoas?

3- As pessoas com seus dentes naturais, podem desfrutar melhor da companhia de outras pessoas sem se sentirem-se diminuídas socialmente?

Sabe-se que uma boa saúde bucal estende a vida das pessoas em pelo menos 10 (dez) anos.

Estudos recentes proporcionaram uma correlação entre Doença Periodontal , Infarto do Miocárdio e acidente vascular-cerebral (derrames).

A literatura científica mostra na verdade, que pessoas com os dentes naturais e boa saúde gengival apresentam menos bactérias prejudiciais à saúde que poderiam disseminar-se à corrente sangüínea. Estas bactérias orais entram em nosso organismo através de doenças ou deglutição de bactérias de gengivas inflamadas. Nosso organismo também se defende atacando a estas bactérias criando anticorpos para tentar eliminá-las. Nesse caso esses microorganismos estando em nosso sangue, forma-se um coágulo ao redor da bactéria, estes coágulos pequenos no início, crescem podendo vir a produzir uma obstrução das artérias (entupimento) no cérebro causando um acidente cérebro-vascular (derrame cerebral), o mesmo pode acontecer com os vasos do coração (coronárias) e ter um infarto do coração.

Então podemos dizer que as bactérias da boca endurecem as artérias do coração e criam colônias nas válvulas do coração levando a uma infecção dos músculos cardíacos, por isso é muito importante que os pacientes que apresentam doenças periodontais realizem tratamento adequado.

A doença periodontal é classificada em quatro estágios principais: Gengivite, periodontia leve, moderada e severa.

A doença periodontal atinge mais de 80 % da população acima de 35 anos. Um sinal precoce de doença periodontal é o sangramento gengival, nesses casos é necessário solicitar uma avaliação de um profissional, inicialmente as gengivas apresentam aspecto inchado, inflamado ou sangrante; quando a inflamação é limitada às gengivas este é chamado de gengivite se não for tratada a gengivite evolui para o osso responsável pelo suporte do dente isso seria o início da doença periodontal.

A doença periodontal pode progredir para os estágios moderado e severo, nesses casos, mais e mais osso é destruído podendo levar a perda dos dentes, também a halitose (mau hálito) pode ser associada a doença periodontal.

Nós oferecemos tratamento periodontal em todos os estágios desta doença.

O que é o Periochip?

É um minúsculo dispositivo biodegradável utilizado no tratamento da periodontite moderada e severa. Foi lançado no Brasil no final do ano 1999 pela Astra Industria Farmacêutica, que é aplicado na bolsa periodontal pelo profissional logo após o processo de raspagem. Este medicamento dissolve-se em um período de 7 - 10 dias liberando a clorhexidina, que é um agente que atua contra as bactérias que causam doença periodontal


Cárie Dentária


Abscesso dento-alveolar por cárie dentária

Quando um dente apresenta cárie e não é tratado ou existe doença periodontal, estes podem infectar os ossos dos maxilares e tecidos moles (gengiva, músculos e pele adjacente), causando um processo de infecção conhecido como celulite, que pode complicar-se e evoluir para um quadro de flegmão com formação de coleção purulenta.

Nestes casos, é necessário internar o paciente, para drenar o material purulento pela boca ou até através da pele do rosto, medicá-lo e restabelecer uma adequada nutrição e estabilização, até sua alta.


Outros


As glândulas salivares, amígdalas e pele são estruturas que ocasionalmente também podem sofrer infecções, podendo apresentar as mesmas características já expostas.

 

 

Disfunção de ATM / Cirurgia Ortognática / Implantes Dentários / Apnéia do sono e ronco/ Cirurgia Oral / Cirurgia Pré-protética/
Tumores e cistos / Traumatologia / Infecções da Face / Câncer Oral / Sedação / Odontologia Hospitalar